Minha irmã enviou esta receita de Tender para ser postada. Na opinião dela, ” este prato prato transmite algo mais do que o sabor da comida: transmite o espírito de Natal “.
A receita é antiga, foi publicada em 1968, na revista Coleção Bom Apetite, da Abril Cultural, vol. 1.
Todos os anos, no Natal, a minha irmã oferece, entre outros pratos, esta receita de Tender. Se não estiver na mesa, a reclamação é geral.
Presunto à Virgínia
1 presunto tipo tendermade (cerca de três kgs.)
1 vidro de karo (rótulo dourado)
130 grs. de açucar
2 colheres (de sopa) de mostarda em pó
cravos
Modo de fazer
Corte a superfície em losangos, tomando cuidado para não cortar a carne. Não tire a gordura. Cubra o presunto com a mistura do Karo, açucar e mostarda em pó. Espete os cravos, formando com eles o desenho que desejar. Leve o presunto ao forno médio, previamente aquecido. Enquanto estiver assando, besunte com o restante da cobertura e regue-o com suco de frutas: laranja, abacaxi, etc… a cada dez minutos, mais ou menos. Quando o presunto está cru, leva mais ou menos 2 horas e meia para assar. Pode-se variar a cobertura usando somente mel, geleia (com geleia de sabor mais azedo fica melhor), açucar caramelizado ou uma pasta feita com açucar e suco de frutas. Se quiser, pode regar com vinho em lugar do suco de frutas (coca-cola também). O presunto estará pronto quando a cobertura ficar bem dourada e vidrada. Sirva enfeitado com rodelas de abacaxi (ameixas pretas sem caroço), cerejas em calda, e cestinhas de laranja recheadas com geleia ou frutas.
Esta receita de origem norte-americana tem sempre muito sucesso.