Recentemente, pesquisando sobre uma receita nas revistas Gula, numa edição de dezembro de 1999, encontrei um artigo interessante sobre a gastronomia no Brasil em 1920. O mais intrigante foi a menção a um restaurante em São Paulo com o nome da nossa família, Restaurante Spadoni. O texto é o seguinte:
“Todo restaurante da época tinha o seu Filet à moda da casa.No Spadoni, era um Chateaubriand acompanhado de aspargos e batata grisée (ou noisette) passada na manteiga. Inaugurado no início da década de 20, o Spadoni funcionou até final de 1047, nas mãos de Julio Pasquini e sua mulher Noemia, italianos de Lucca. Marcou pela qualidade de seus pratos e pela variedade de receitas clássicas de diversos países, como o Filet caprice, preparado com badejo grelhado e bananas fritas, o Escalope ao madeira, Frango à Spadoni (com funghi secchi e folhas de sálvia e o Canard à l´orange (Pato com laranja e guarnição de purée de maçã). Como em todos os restaurantes, as opções de molhos eram poucas: à bolognesa, ao sugo e à parisiense (com presunto, frango, ervilha, béchamel).
O mais interessante para mim é que meu pai quando jovem vindo do interior de São Paulo, trabalhou neste Restaurante Spadoni, hoje ele já é falecido se fosse vivo estaria com 83 anos,sou sua filha mais nova tenho 33 anos, e crescemos ouvindo grandes estórias desse restaurante. Gostaria muito de saber um pouco mais sobre aquela época. helencarolinea@hotmail.com
Interessante você contar a historia de seu Pi no Restaurante Spadoni.Também gostaria de resgatar esta história partir d quem viveu. Meu Pai falava muito do Restaurante Spadoni que seria de seus primos. Luis Spadoni. Porto Alegre.Luisspadoni@gmail.com
Frequentei com meus pais o restaurante Spadoni em 1957 e 1958. Era tudo de bom!
Meu pai era um jogador de futebol famoso e jogava nesta ocasião no São Paulo. O Spadoni era um dos restaurantes favoritos dele – cozinha italiana impecável.
Era frequentado por jogadores de futebol e artistas, tais como Mauro, Dino Sani, Agostinho dos Santos e Elza Laranjeiras entre outros.
Era sempre uma alegria quando papai falva que íamos jantar no Spadoni.
Quem sabe fazemos um resgate historico. Seria um bom roteiro de um filme. Ristorante Spadoni,historias de Sao Paulo!!Meu Pai morou em Sao Paulo, Lorena e Campinas onde lecionou no Liceu e me contava que os italianos muitas vezes se escondiam da perseguicao do Estado Novo durante a Guerra..etc…
Quem tiver relatos da epoca vividos ou ouvidos…mandem…Abracos.
Prezada Margarete:
Obtive seu contato através de seu Blog de Gastronomia..
Meu pai morou muitos anos em São Paulo tendo estudado em Lorena. Ele me contava sobre a fama do Restaurante Spadoni,sua gastronomia e outras histórias. Sempre tive curiosidade de conhecer mais…….então, depois de tantos anos, resolvi começar uma pesquisa para resgatar a memória deste que foi o melhor Restaurante de São Paulo na sua época e publicar a pesquisa posteriormente para que todos possam compartilhar.
Ficaria muito feliz poder contar com a sua contribuição através dos relatos dos quais tenhas conhecimento e/ou outros dados que possam contribuinar na pesquisa deste projeto..
Sem mais, fico no aguardo de seu contato.
Com os melhores cumprimentos,
Luís Spadoni
Porto Alegre
Luisspadoni@gmail.com
Olá, estou fazendo uma pesquisa sobre o Restaurante Spadoni, gostaria de contar om seu apoio. Obrigado!
luisspadoni@gmail.com
Olá, estou fazendo uma pesquisa sobre o Restaurante Spadoni, gostaria de contar om seu apoio. Obrigado!
luisspadoni@gmail.com