Quando visitamos Toro, na Espanha, fomos a um restaurante na praça (só tem uma) e um senhor já bem idoso veio nos atender. Perguntamos qual o prato que nos sugeria para o almoço, ele não exitou em nos indicar aspargos grelhados. Perguntei,”Mas só?”, sim só os aspargos, talvez com pão. Por quê não? Experimentamos e adotamos como uma de nossas refeições prediletas.
Para a Bruschetta, coloque fatias de pão para tostar levemente no forno. Prepare a cobertura. Tomates sem pele e semente em pedaços bem pequenos e mangericão fresco, deixados por pouco tempo de molho no azeite de oliva.
Para os aspargos,coloque uma panela de água para ferver. Corte a ponta do talo dos aspargos, é muito dura. Quando a água estiver fervendo, jogue nela os aspargos por 2 minutos. Retire, escorra e grelhe rápidamente em uma frigideira untada com azeite. Seis a sete aspargos por pessoa é o suficiente. Se tiver um sal diferente,como o Maldon, ou mesmo com sal normal, dê uma salpicada de leve.
Ah! Não esqueça de fazer acompanhar com uma taça de vinho tinto, se possivel espanhol. Para o dia a dia, sugiro o  Pesquera Crianza ou Javier Asensio.
Afinal, à noite a refeição deve ser leve, mas não precisamos sofrer por isso.