A revista Gula 218, mês de abril deste ano (2011), publicou uma receita de Tagliatelle de pimenta ao ragú de pato. Adoramos ragú e a receita logo chamou a minha atenção. Não conheço Tagliatelle de pimenta e cheguei a conclusão que deve ser algum tipo de tagliatelle já pronto para vender, apimentado. Inexiste no nosso mercado local e a receita não mencionava nenhuma orientação. Achei um Papardelle importado para substituir o Tagliatelle de pimenta. Os demais ingredientes são fáceis de encontrar. Para a confecção do molho rôti existe um preparado da Nestlé, para restaurantes, mas que vende em supermercado, muito bom, chamado “Demi Glace – Fonds Brun Lié – Linha Nestlé profissional”. . É só preparar conforme as instruções. Mas, no final da receita, vamos postar uma receita de molho rôti.
Agora os comentários. Se você gosta de cozinhar, e surpreender sua família ou amigos com um prato único bem gostoso, não deixe de fazer esta receita. É muito, mas muito boa e rende muito. O molho que não for utilizado pode ser congelado e render outros jantarzinhos informais.
Ingredientes
100 g de Papardelle por pessoa
1 pato inteiro
100g de cenoura cortada em rodelas
1 cebola grande fatiada
talos de 1 salsão pequeno
5 g de sálvia
5 g de tomilho
5 dentes de alho amassados
1 litro de suco de laranja
2 folhas de louro
2/3 de vinho sauvignon blanc
500 ml de fundo de carne (caldo- utilize o pescoço do pato para preparar o fundo)
4 latas de tomati pelatti
1 colher bem cheia de açucar mascavo
100 ml de molho rôti
sal e pimenta a gosto
Preparo
Temperar o pato com sal e pimenta.
Lavar e picar os legumes.
Em um recipiente que possa ir à geladeira, ao forno e ao fogo (utilizei uma panela wok grande)colocar o pato e cobri-lo com todos os ingredientes bem misturados, menos o fundo de carne e o molho rôti. Deixar marinar na geladeira por um dia. Levar o pato com o marinado coberto com papel alumínio ao forno pré aquecido a 160/200°, por 2 horas.Retirar o pato e levar o molho para reduzir e apurar o sabor. Retirar a gordura da superfície do molho. Tirar as peles do pato e desfiar. Coar o molho e acrescentar o tomatti pelatti bem picado, a açucar mascavo e o molho rôti. Cozinhar por 5 minutos e juntar a carne do pato, corrigindo o sal e a pimenta. Cozinhar por mais alguns minutos e reservar. Utilizei o caldo de carne para preparar o molho rôti. É uma porção muito generosa de ragú e dá para dois jantares de quatro pessoas. Utilizei o pescoço do pato para fazer o caldo de carne. Após misturar o molho na massa, finalizar com queijo parmesão e manjericão.
Molho rôti

4 unidade(s) de ossobuco bovino – utilizo também outras carnes com osso
farinha de trigo
manteiga
1 unidade(s) de cebola em pétalas
1 unidade(s) de cenoura em rodelas
salsão picado(s)
1 colher(es) (sobremesa) de sal
3 dente(s) de alho amassado(s)
pimenta-do-reino branca
água
farinha de trigo
manteiga
1 unidade(s) de cebola em pétalas
1 unidade(s) de cenoura em rodelas
salsão picado(s)
1 colher(es) (sobremesa) de sal
3 dente(s) de alho amassado(s)
pimenta-do-reino branca
água
Polvilhe a carne e os ossos, com bastante farinha de trigo.Leve ao forno até que a farinha escureça bem. Em um caldeirão, derreta um pouco de manteiga, com um pouco de óleo. Frite as carnes com os ossos, até dourarem Junte os demais ingredientes, cubra com água, e espere ferver, retire toda a espuma que formar. Baixe o fogo, e continue a fervura. Toda vez que formar a espuma, retire com a escumadeira. Ferva por 3 a 4 horas, sempre retirando a espuma. Após esse tempo, coe. Volte o caldo ao fogo, para engrossar. |